Certa vez, recebi um texto, sobre cidades que mudaram seus nomes e algumas delas voltaram ao nome original, por motivos diversos e óbvios.

 

Será que, como quer dizer o texto, o simples fato de um governante ter assinado a lei que oficializa a emancipação política do Município, referendado pela câmara de vereadores de Biguaçu e Assembleia Legislativa do Estado, lhe dá méritos suficientes para tamanha homenagem?

 

Então porque não ter mudado para Miguel Flores, que foi um dos mentores e ferrenho lutador para a emancipação do Município,


filho da terra que é, bem como outros nomes que na época apoiaram tal feito.

 

Desse modo, venho como sempre fiz, não simplesmente defender mudança do nome do município, mas o retorno ao nome original, “GANCHOS”, como está previsto na Lei Municipal que proporcionou tal mudança, a ser feito mediante um plebiscito.

 

Não somos conhecidos como Governador Celso Ramenses ou coisa parecida, nosso gentílico é “GANCHEIRO”, e é assim que gosto de ser chamado, de ser conhecido e reconhecido.

 

Como quer fazer entender o autor do texto que li, o nome Governador Celso Ramos, esconde muito de nossa história, de nossa cultura, de nosso passado, de nossas raízes, de nossas belezas exuberantes.

 

Quando um turista, uma pessoa qualquer, que não conhece nossa cidade, nossas praias, nossa natureza preservada e bem cuidada pelas pessoas que moram aqui, pensa em conhecer lugares diferentes, imaginem o que passa em suas cabeças ao depararem com a frase, “conheçam Governador Celso Ramos”.

 

Vejam se não seria mais atrativo, mais original, mais pitoresco, e despertaria muito mais interesse, se lessem ou se fossem oferecidos conhecer “GANCHOS”? Como temos, Bombinhas, Porto Belo, Garopaba, etc, etc, etc. e não Fulano, Cicrano, Beltrano e tal...

 

Entendo e concordo com o relator quando diz que “GANCHOS”, ficou escondido durante anos, na sombra de Govenador Celso Ramos, sem querer desmerecer o homem público que foi. Mas seu nome, não nos acrescentou nada como cidade ou como povo. E hoje com o desenvolvimento turístico da cidade, afirmo que só nos fez sombra, tirando-nos do cenário de cidades originais e atrativa turisticamente, o nome, convenhamos, não é atraente.

 

QUERO “GANCHOS” DE VOLTA,

 

Plebiscito Já!

 

 

 

Carlos Wilson Campos – Catito Campos

 



Willian Wolinger também defende a mesma tese - confira