(*) William Wollinger Brenuvida
![]() |
JOÃO RICARDO - Penso que sim, principalmente com a ratificação da Lei 13.058, de 2014. Essa lei é pouco aplicada no Estado de Santa Catarina, e são poucas Comarcas que aplicam a lei da Guarda Compartilhada. O debate a respeito dessa lei ainda existe porque a questão do divórcio, por exemplo, se reflete na guarda dos filhos, essa questão se estende aos filhos, que são seres humanos, e não bens adquiridos ao longo da relação. É preciso sempre entender que um filho não tem um dono, mas sim um pai e uma mãe que cuidam desse filho. A lei, e eu lutei por essa lei, abre um debate muito importante sobre a alienação parental, que é quando a criança sofre algum tipo de violência física e emocional. Assim, eu penso, “Sonhos da Isah” possa ter chamado a atenção por onde passou.
JOÃO RICARDO - Eu vivi essa experiência. Eu tinha 34 anos de idade, e não imaginava que numa separação judicial eu teria que estabelecer dias de visita. Dias de visita para pais homens. Eu achava, naquela ocasião, que visita era algo para uma tia, para um primo, ou até mesmo para um amigo. Precisei aprender que pai também era um visitante. A tua filha está ali, mas a relação não é mais a mesma de antes. Muitos pais e filhos passam por essa situação. Assim, eu busquei todas as experiências, as boas e também ruins, tudo aquilo que vivi e ainda vivo nas visitas com minha filha para produzir esses filmes.
PORTAL - Como o João Ricardo foi recepcionado por nossa cidade, a família, os amigos a partir da circulação de "Sonhos da Isah"?
JOÃO RICARDO - Eu tenho apoio, nesse projeto, de amigos e familiares, mas no geral, as pessoas dão pouca importância a este tipo de iniciativa. Já fui selecionado para os principais festivais de cinema infantil, menos o Annecy, na França, esse seria o Oscar da Animação. Nosso último curta metragem foi legendado para o Inglês e o Grego, dublado para o Espanhol e o Basco. Os curtas já foram notícia em jornais de circulação nacional, mas aqui na nossa região, na Grande Florianópolis, é valorizado por poucos.
PORTAL - Há intenção em realizar parcerias com o município para exibição desse curta metragem em escolas e associações? E qual é o maior ganho desse curta metragem?
JOÃO RICARDO - É evidente que se houver interesse da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura para exibição do curta metragem, eu cederei. Farei isso como fiz com a parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, em 2017. Em Goiás, aliás, participei de atividades presenciais, em classe de aula. Fizemos parte de um DVD com outros 19 curtas, formando uma coletânea distribuída em todas as escolas de Goiás.
Eu penso que o ganho com esse curta é mesmo social. Propagar, de maneira didática a experiência e a visão que compartilhar a criação dos filhos, a guarda compartilhada, sempre vai ser a melhor opção em casos de pais divorciados.
PORTAL - O que vem por aí? Quais são os novos projetos do cineasta gancheiro João Ricardo Costa?
JOÃO RICARDO - Vem aí o episódio 4, com mais aventuras da Isah. Possivelmente, em breve, pensamos disponibilizar o curta em mais serviços de streaming, com isso teremos um alcance maior do projeto. Já estamos no Originou, um serviço de streaming de filmes nacionais do Brasil, e no Miott, serviço de streaming dos países andinos.
Estamos (equipe) escrevendo roteiros para curtas com temáticas educacionais, igualdade étnica e gênero, anti-bulling, também com temática de preservação ecológica e tolerância. E isso, tanto em animação, como em live action (termo utilizado para definir os trabalhos que são realizados por atores reais).
PORTAL - Gostaria de acrescentar mais algo?
JOÃO RICARDO - Gostaria de dizer que pretendemos continuar a propagação do nosso projeto. É um projeto de uma equipe técnica. São animadores, dubladores, compositores de música e temas, que eu agradeço muito. Também gostaria de agradecer ao pessoal que patrocina o projeto por acreditar, pela afinidade e amizade, pelo apoio em distribuir “Sonhos da Isah” em canais de internet e TV educativos. Agradecer a todos que apoiam incentivam e divulgam essa arte. É um pequeno gesto nosso, mas com qualidade e dedicação estendemos nossa contribuição.
Você encontra os três episódios de “Sonhos da Isah”, no Youtube. Confira as seleções, participações especiais e premiações de “Sonhos da Isah”:
Seleções oficiais:
Festival de Cinema de Caruaru PE 2019
Baixada Animada RJ 2019
Palmacine CE 2019
Festival de Cinema no Meio do Mundo SP 2019
Cine Lobeira GO 2019
Festival Internacional de Cinema Bal. Camboriú SC 2019
Mostra Internacional de Cinema Educativo GO 2019
CineFest Votorantim SP 2019
Curta Canedo GO 2019
Chulpicine (Equador) 2019
Calíbelula (Colômbia) 2019
Festival Infantil ORCHIDS (India)
Churumbela Cinema móvel 2019 (México)
Goa Short Film Festival 2019 (India)
13th International Children's Film Festival 2020 (Bangladesh) Mostra Cuiába 153 portãos que falam 2020
Curta Pinhais 2020
Festival de cinema de Jaragua do Sul 2020
California Independent Film Festival (CAIFF) (EUA) 2020
Curta Taquary 2020
Cinefest Pedra Azul 2020
Favera - Festival Audiovisual Vera Cruz 2020
Best of Latin America short Film Festival 2020
Corporacion Festival de Cinema Infantil e Adolescente (Colombia) 2020
3in1 Film Fest (Portugal)
Cine Tamoio 2020
International Conference of Science and Education (China) 2020
ZINETXIKI - Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens 2020
Festival Internacional de Cine de Guayaquil (Equador) 2020
Circuito Penedo de cinema, mostra infantil 2020
Chaniartoon International Comic & Animation Festival (Grécia) 2020
MAUAL Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina 2020
Festival internacional de Cinema da Suécia 2020
Prêmio Corvo de Gesso 2020
Mostra Udigrudi Mundial de Animação MUMIA 2020
Festival Internacional de Cinema Infantil 2020
Bogocine 2020 (Colombia)
CineKid 2020 (Holanda)
Interkids 2020 (Russia)
Festival Artpolis 2020 (Japão)
Catharsis festival internacional 2020(Russia)
Azores Fringe Festival 2020
Festival de Cinema estudantil de Guaíba 2020
Participações especiais
Festival de Cinema da Lapa PR 2019
Festival de Cinema de Três Passos RS 2019
Festival internacional de Cinema de Itabaiana SE 2019
Premiações
Prêmio Seu Zé de melhor animação no FESTCIMM Garanhuns 2020
Júri popular mostra Rio Branco Curta Caicó 2020
Júri popular do Prêmio Brasil de cinema infantil 2020
(*) William Wollinger Brenuvida. Jornalista e escritor gancheiro. Doutorando e Mestre em Ciência da Linguagem, é bacharel em Direito e Comunicação Social. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, foi conselheiro da Assistência Social, e dos Direitos da Criança e do Adolescente em Governador Celso Ramos.
0 Comentários