Vem comigo
Você sabia que comunicar e ter retorno sobre a
informação que foi passada, não é sobre o que o outro consentiu nela? Todos nós
enquanto mensageiros atuantes, temos a responsabilidade sobre o que ouvimos, e
sobre o que comunicamos.
Já parou para pensar quantos ruídos brotam nas
informações por falta de confere?
Vou te explicar com ideias que praticamos no nosso dia
a dia, e não paramos para refletir...sem percebermos nós mesmos nos colocamos
em situações interpretadas erroneamente. Já que comunicação é sobre tornar comum a
mensagem entre os interlocutores, podemos seguir a ideia de conferir se o outro
realmente teve acesso e compreensão, e aí eu te oriento a fazer o seguinte:
“Você entendeu
o que eu acabei de falar, consegue repetir por favor? Quero saber se consegui
passar o que eu gostaria pra vc.” (enquanto emissor).
“Foi isso....(repetir o que ouviu) que eu entendi te ouvindo falar, é isso mesmo? E
a partir disso eu discordo dessa ideia, ou concordo, acho que é por ai o
caminho”. (enquanto ouvinte).
Pode parecer estranha as falas que trago aqui pra vc,
mas é um jeito didático de apresentar que na verdade precisamos entender que a
comunicação, passa por decodificação do que foi falado ou ouvido, e não em estar sempre em concordância com o assunto
tratado, haverá concordância se for o mesmo propósito de ambos, e que vcs estejam
tbm em conexão no mesmo funcionamento de resolver, e ainda assim terão outros momentos
que discordarão sim, só não esqueça que o importante é saber se vc comunicou o
que gostaria, e que entendeu o que ouviu. Se teve dissonância na mensagem,
reformule o que precisa. DE NOVO, NÃO É NECESSARIAMENTE CONCORDAR.
Com certeza te ajudará a ser mais assertiva e
compreendida, até nas conversas mais difíceis que vc precisa ter e esta
prorrogando, que eu sei...preciso te falar que seu tempo está passando, por isso preocupe-se
na importância de cuidar como é comunicado, mas ainda do que o próprio conteúdo
em si.
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