Vem comigo

Você sabia que comunicar e ter retorno sobre a informação que foi passada, não é sobre o que o outro consentiu nela? Todos nós enquanto mensageiros atuantes, temos a responsabilidade sobre o que ouvimos, e sobre o que comunicamos.

Já parou para pensar quantos ruídos brotam nas informações por falta de confere?

Vou te explicar com ideias que praticamos no nosso dia a dia, e não paramos para refletir...sem percebermos nós mesmos nos colocamos em situações interpretadas erroneamente.  Já que comunicação é sobre tornar comum a mensagem entre os interlocutores, podemos seguir a ideia de conferir se o outro realmente teve acesso e compreensão, e aí eu te oriento a fazer o seguinte:

 “Você entendeu o que eu acabei de falar, consegue repetir por favor? Quero saber se consegui passar o que eu gostaria pra vc.” (enquanto emissor).

“Foi isso....(repetir o que ouviu) que  eu entendi te ouvindo falar, é isso mesmo? E a partir disso eu discordo dessa ideia, ou concordo, acho que é por ai o caminho”. (enquanto ouvinte).

Pode parecer estranha as falas que trago aqui pra vc, mas é um jeito didático de apresentar que na verdade precisamos entender que a comunicação, passa por decodificação do que foi falado ou ouvido, e não em  estar sempre em concordância com o assunto tratado, haverá concordância se for o mesmo propósito de ambos, e que vcs estejam tbm em conexão no mesmo funcionamento de resolver, e ainda assim terão outros momentos que discordarão sim, só não esqueça que o importante é saber se vc comunicou o que gostaria, e que entendeu o que ouviu. Se teve dissonância na mensagem, reformule o que precisa. DE NOVO, NÃO É NECESSARIAMENTE CONCORDAR.

Com certeza te ajudará a ser mais assertiva e compreendida, até nas conversas mais difíceis que vc precisa ter e esta prorrogando, que eu sei...preciso te falar que  seu tempo está passando, por isso preocupe-se na importância de cuidar como é comunicado, mas ainda do que o próprio conteúdo em si.