Moradores da Praia do Antenor, no bairro Caieira, estão alarmados com uma série de casos suspeitos de envenenamento de animais ocorridos nas últimas semanas. De acordo com relatos de moradores, pelo menos quatro casos foram registrados somente neste mês, gerando indignação entre os tutores e defensores da causa animal.

 

“Só neste mês, já foram quatro casos”, desabafa uma moradora que preferiu não se identificar. Segundo ela, os casos envolvem principalmente cães e gatos que circulam livremente pela região.

 

Além da dor provocada pela perda dos animais, os moradores temem que substâncias tóxicas espalhadas em locais públicos possam colocar também em risco a saúde de crianças e outros moradores da comunidade.

 

O envenenamento de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) e pode resultar em pena de detenção e multa. Diante da gravidade da situação, moradores cobram providências das autoridades locais para apurar os casos e punir os responsáveis.

 

Organizações de proteção animal da região também se mobilizam para acompanhar a situação de perto. “É fundamental que qualquer suspeita de envenenamento seja denunciada imediatamente, para que as autoridades possam agir rapidamente e recolher provas”, orienta uma representante de ONG local.

Como denunciar:

Casos de maus-tratos e suspeita de envenenamento podem ser denunciados à Polícia Civil (181) ou à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente mais próxima. Também é possível procurar o Ministério Público ou entrar em contato com ONGs de proteção animal para orientações.