Patrocínio Topo

Obras emergenciais da Igreja de Nossa Senhora da Piedade estão em fase final e equipe realiza visita técnica



A Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Armação da Piedade, em Governador Celso Ramos, recebeu na tarde de quarta-feira (24/06) uma visita técnica para acompanhamento das obras emergenciais. A vistoria, conduzida pela Ação Social Paroquial de Governador Celso Ramos (ASPGCR), reuniu representantes da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, da Câmara de Vereadores, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), além das empresas responsáveis pela execução, Prospectiva Arquitetura e Serpa Engenharia.

 

O objetivo do encontro foi apresentar os desafios enfrentados durante a intervenção e os resultados obtidos até o momento, promovendo uma avaliação conjunta entre as autoridades e equipes técnicas.

 

“Ontem a visita foi praticamente para acompanhar a finalização do trabalho dessa primeira etapa emergencial. Foram feitas [intervenções como] a troca do telhado, o reforço estrutural – que o maior medo sempre foi a queda do telhado, de desabar, e isso seria um prejuízo muito maior. Então essa primeira etapa já está finalizando e os próximos dias serão de conclusão”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Matheus Siqueira.

 

A obra, que teve início em fevereiro deste ano e teve como foco a estabilização estrutural do edifício e na reconstrução do telhado, medidas consideradas essenciais para a preservação do patrimônio histórico.

 

Com o fim desta etapa, a restauração avançará para as demais fases previstas no projeto de recuperação do histórico templo, que integra o conjunto da antiga Armação da Piedade, símbolo da colonização açoriana e da atividade baleeira no sul do Brasil.

 

Sobre a Igreja de Nossa Senhora da Piedade

 

A Igreja Nossa Senhora da Piedade é um bem tombado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está localizada no município de Governador Celso Ramos, na região da Grande Florianópolis. Sua construção teve início em 1738, sendo finalizada em 1745. Tem estilo colonial português, a igreja é reconhecida como o primeiro templo edificado em Santa Catarina e possui características únicas, como a utilização de óleo de baleia na argamassa original.

Seu tombamento pelo Estado ocorreu na década de 1980. A estrutura sofria com problemas graves de infiltração e rachaduras, que levaram à interrupção das celebrações no local e a um alerta sobre o risco de desabamento.

 

A comunidade aguardava por uma intervenção significativa há mais de duas décadas, o que começou em fevereiro deste ano, quando foram iniciados serviços emergenciais e preventivos, como reforço das estruturas, melhoria e troca do telhado e recolocação dos tirantes. O objetivo desta fase foi estabilizar a construção.

Com a conclusão desta etapa, prevista para as próximas semanas, a expectativa é de iniciar os preparativos para as futuras intervenções no segundo semestre deste ano.






Postar um comentário

0 Comentários