A Igreja de Nossa
Senhora da Piedade, no Bairro Armação da Piedade, em Governador Celso Ramos,
recebeu na tarde de quarta-feira (24/06) uma visita técnica para acompanhamento
das obras emergenciais. A vistoria, conduzida pela Ação Social Paroquial de
Governador Celso Ramos (ASPGCR), reuniu representantes da Prefeitura Municipal,
por meio da Secretaria Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, da Câmara de
Vereadores, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),
da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), além das empresas responsáveis pela
execução, Prospectiva Arquitetura e Serpa Engenharia.
O objetivo do encontro
foi apresentar os desafios enfrentados durante a intervenção e os resultados
obtidos até o momento, promovendo uma avaliação conjunta entre as autoridades e
equipes técnicas.
“Ontem a visita foi
praticamente para acompanhar a finalização do trabalho dessa primeira etapa
emergencial. Foram feitas [intervenções como] a troca do telhado, o reforço
estrutural – que o maior medo sempre foi a queda do telhado, de desabar, e isso
seria um prejuízo muito maior. Então essa primeira etapa já está finalizando e
os próximos dias serão de conclusão”, explicou o secretário de Desenvolvimento
Urbano e Mobilidade, Matheus Siqueira.
A obra, que teve início
em fevereiro deste ano e teve como foco a estabilização estrutural do edifício
e na reconstrução do telhado, medidas consideradas essenciais para a
preservação do patrimônio histórico.
Com o fim desta etapa,
a restauração avançará para as demais fases previstas no projeto de recuperação
do histórico templo, que integra o conjunto da antiga Armação da Piedade,
símbolo da colonização açoriana e da atividade baleeira no sul do Brasil.
Sobre a Igreja de Nossa Senhora da Piedade
A Igreja Nossa Senhora
da Piedade é um bem tombado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está
localizada no município de Governador Celso Ramos, na região da Grande
Florianópolis. Sua construção teve início em 1738, sendo finalizada em 1745.
Tem estilo colonial português, a igreja é reconhecida como o primeiro templo
edificado em Santa Catarina e possui características únicas, como a utilização
de óleo de baleia na argamassa original.
Seu tombamento pelo
Estado ocorreu na década de 1980. A estrutura sofria com problemas graves de
infiltração e rachaduras, que levaram à interrupção das celebrações no local e
a um alerta sobre o risco de desabamento.
A comunidade aguardava
por uma intervenção significativa há mais de duas décadas, o que começou em
fevereiro deste ano, quando foram iniciados serviços emergenciais e
preventivos, como reforço das estruturas, melhoria e troca do telhado e
recolocação dos tirantes. O objetivo desta fase foi estabilizar a construção.
Com a conclusão desta
etapa, prevista para as próximas semanas, a expectativa é de iniciar os
preparativos para as futuras intervenções no segundo semestre deste ano.





.jpeg)
0 Comentários