Moradores de Areias de Baixo vem presenciando cenas de descaso e ausência do poder público, por conta do abandono da estação de tratamento de esgoto do loteamento Parque das Vilas. “O esgoto corre a céu aberto, em frente à estação, contaminando as galerias pluviais”, denuncia um dos moradores que entrou em contato com o Portal.

 


No decorrer dos últimos anos, o SAMAE, responsável pela maioria dos sistemas no município, recebeu ilegalmente de empreendimentos, a responsabilidade de execução dos serviços nesses locais. As ETEs eram construídas pelos autores dos loteamentos (empresários), mas a autarquia municipal somente poderia assumi-las, após 5 anos do termino da obra, e, com 50% de ocupação imobiliária do espaço, conforme explica um dos agentes do SAMAE.

 


No loteamento Nova Governador, por exemplo, a autarquia devolveu para empresa, há poucos dias, por meio do novo diretor, Cesário Pereira, a responsabilidade dos serviços, pois o SAMAE assumiu ilegalmente a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com menos de 5 anos e sem nenhuma ocupação imobiliária. “Assim é fácil, pois fazem as coisas às escuras e depois entregam para o SAMAE se virar nos 30”, questiona outro morador mediante informações.

“Quem assinou isso, quem aceitou? ”, questionam.